terça-feira, 2 de dezembro de 2008

UM SONHO REALIZADO

Um sonho realizado, é assim que resumo Águas de São Pedro. Desde o seu planejamento, até a sua fundação em 25 de julho de 1940, pelo visionário Octávio Moura Andrade. Pouco mudou, até então, mas este era o objetivo. Cidade de “forasteiros”, vindos de todos os lados do Brasil e exterior, é uma pequena ilha, uma jóia em meio ao caos da vida moderna. Tranqüila, seus moradores permanecem em estado de sossego eterno, algo que segundo os médicos, chama-se “Síndrome de Tahiti”, ou seja, a sensação de estar vivendo no paraíso. Às vezes aqui, ou ali, alguns jovens, sejam eles estudantes ou mesmo os “filhos da terra”, rompem este silêncio, o que é normal, tratando-se da juventude e quem nunca foi jovem uma vez? Ou mesmo uma notícia seja ela boa ou má, surge e abala a população, coisa de cidade pequena, já deveríamos estar acostumados.

Em suas ruas arborizadas, as primaveras explodem sob a luz do sol, cores de tirar o fôlego e os fotógrafos digitais, ficam perplexos diante de tanta beleza. O mais incrível é que na cidade não há nada de natural, tudo foi planejado, os jardins, os lagos, o bosque, até as fontes medicinais, também não o são, não jorram por milagre, foram perfuradas na busca ao ouro negro. Graças a Deus não o encontraram e sim algo mais valioso, a vida em forma água. É pena que ainda não tenhamos um museu que conte um pouco desta história, apesar de possuirmos um rico acervo.

O som dos pássaros se mistura aos aromas da natureza, aqui o brilho do sol é mais intenso, a cidade do “Além do Horizonte, Um Lugar Bonito e Tranqüilo Para Viver Em Paz”, como diz a música do Rei, que aqui foi composta junto ao seu amigo de fé. Em Águas de São Pedro, as pessoas ainda se cumprimentam ao se cruzarem, sem medo ou receio, apenas o fazem naturalmente, a amizade ainda é preservada. Nossas crianças são mais felizes, eles possuem todo espaço para brincar e curtir a sua infância com segurança, a cidade perfeita para criar nossos filhos. Nos finais de semana, a paisagem bucólica é preenchida com pessoas, turistas que desejam passar aqui momentos felizes, uma deliciosa fuga da realidade.

Nenhum comentário: